X ISOMAN lança prêmio “Profissional do Ano em Materiais para o Setor Elétrico”

O lançamento do prêmio “Profissional do Ano em Materiais para o Setor Elétrico” marcou o encerramento do X ISOMAN, evento que ocorreu na última terça-feira, 11, em Curitiba. Com realização da empresa Vegoor Tecnologia Aplicada, a premiação tem o objetivo de reconhecer, ainda em vida, aqueles profissionais que contribuem e estimulam o crescimento do setor de materiais elétricos no Brasil.
A homenageada em 2018 foi Suzana Martorelli, uma das primeiras profissionais a se destacar na área de química no Brasil e que soma importantes conquistas junto ao setor de materiais elétricos. A pernambucana que é apaixonada por química desde a infância, atua na área há mais de 50 anos, sendo graduada em Química Industrial e Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco.

A cerimônia de premiação foi recheada de emoção, com depoimentos de colegas e velhos amigos que relembraram a participação de Suzana em suas vidas profissionais. A química não conteve as lágrimas durante as homenagens e entrega do prêmio, dizendo não haver naquele momento profissional mais realizada do que ela.
Considerando a importante contribuição de Suzana no setor de materiais para o setor elétrico, a Vegoor Tenologia Aplicada contemplou a profissional com a premiação durante o X ISOMAN. Além da homenagem, o encontro contou com uma programação ampla composta por palestras, debates e rodas de conversa.

Conheça a trajetória profissional de Suzana

A profissional soma importantes experiências e conquistas:
– Atuação por 11 anos na Fundação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP), onde desenvolveu metodologias de análise de vários materiais;
– Chefe por 17 anos do laboratório de físico-química da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), onde implantou as atuais técnicas analíticas de análise de óleos isolantes;
– Atual diretora gerente da SM Controle de Qualidade, laboratório que presta serviços de ensaios e análises químicas e físico-químicas a empresas de todos os ramos da indústria e do setor elétrico.

Além de seu destaque profissional, Suzana já percorreu um longo caminho no universo da pesquisa:
– Ministrou cursos na área de óleos isolantes para os alunos de Engenharia Elétrica da UFPE;
– Participou das Comissões de Estudo 10 e 10.2, óleos isolantes minerais e não minerais do CB3 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
– Primeira mulher a assumir a coordenação da Comissão de Estudos Físico-Químicos (CFQ) da Eletrobrás.

Não apenas isso, Suzana Martorelli também é perita judicial da Comarca do Recife e conselheira do Conselho Regional de Química da Primeira Região.

X ISOMAN troca experiências no setor elétrico e de fluidos isolantes

O X ISOMAN, Encontro Técnico de Fluidos Isolantes e Manutenção, que ocorreu no Hotel Trevi, em Curitiba, discutiu tendências, demandas atuais e perspectivas futuras do setor. No evento estiveram presentes mais de 55 profissionais, pesquisadores e estudantes, que participaram das discussões e debates durante a manhã e tarde da última terça-feira, 11. No comando das palestras e da mesa redonda estavam profissionais consagrados, o que permitiu a troca de experiências e conhecimentos sobre o setor elétrico e de fluidos isolantes.
O ISOMAN ocorre anualmente, com o objetivo de oportunizar aos profissionais e pesquisadores discussões pertinentes sobre a área de manutenção elétrica e materiais isolantes. O encontro é organizado pela Vegoor, empresa de Curitiba que presta serviços relacionados ao desenvolvimento tecnológico do setor elétrico.